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O que é Funil de Vendas?

Você já deve ter ouvido essa expressão em algum lugar “funil de vendas”. E com certeza a primeira imagem que veio na sua cabeça foi a de um funil, daqueles utilizados em cozinha, foi ou não foi? rsrsrsrs.

Na verdade é um pouco parecido com isso sim, mas você vai entender mais para frente no decorrer desse artigo.

Então prepara aquele sanduíche, se ajeita na cadeira, vem com a gente e boa leitura..!!

Mas o que é “funil de vendas”?

Funil de vendas é um conceito de marketing utilizado para ilustrar e mapear toda a jornada de compra do consumidor, do momento em que ele toma conhecimento da sua empresa, até o momento em que ele fecha um produto ou serviço com você.

Esse mapeamento permite que os profissionais de marketing e vendas, possam montar campanhas mais direcionadas para cada perfil de pessoas captadas.

Possuí esse nome de funil porque as etapas são montadas nesse formato, exemplificando o que acontece com as empresas ao longo do processo. Por exemplo, a parte mais larga do funil (chamada de topo) é por onde vão entrar várias pessoas mas nem todas elas, ao final do processo, irão fechar negócio com aquela empresa, por isso o fundo do funil é mais estreito.

Eu entendo melhor vendo, acredito que vocês também:

Esse é um dos modelos mais utilizados e difundidos. Vamos falar um pouco mais sobre cada etapa.

Quais as etapas do funil de vendas?

Bem, pela figura acima, nós já sabemos quais etapas compreendem o funil. Você também verá pessoas se referindo a elas como “topo do funil”, “meio do funil” e “fundo do funil”, o que não está errado, mas fica muito superficial e difícil de montar uma estratégia direcionada para cada etapa. Agora vamos explorar melhor cada uma delas.

CONSCIENTIZAÇÃO

É nessa fase que ocorre o primeiro contato do cliente com a sua marca. Ele chega até você através de buscas orgânicas no Google, anúncios pagos ou indicações (de pessoas ou em redes sociais).

Você ainda não sabe se esse contato vai te gerar um cliente, não sabe se você oferece mesmo a solução que ele busca ou até mesmo se ele busca alguma solução para alguma coisa. Por isso chamamos esse primeiro contato de “tráfego não qualificado”.

Mas não menospreze essa etapa, afinal seu cliente precisa chegar até você em algum momento e de alguma forma. Aqui você irá avaliar os dados obtidos dessas visitas, por quais meios essas visitas estão chegando e traçar estratégias para que esses contatos desçam para a próxima etapa do funil.

INTERESSE E AVALIAÇÃO

Nessa etapa o seu visitante passou pela fase anterior e decidiu saber mais sobre a sua empresa. Ele vai avaliar se você realmente oferece a solução que ele busca.

Mas é um excelente momento, pois você atraiu a atenção dele. Agora é hora de você mostrar para ele que você tem autoridade sobre aquele assunto, que seu produto é realmente bom, demonstrar confiança e credibilidade.

Um bom conteúdo e principalmente uma boa interação, aumentarão e muito suas chances de que esse cliente desça ainda mais pelo funil da sua empresa.

DESEJO

É nessa fase que a decisão do cliente será tomada. Ele já sabe que tem um problema, sabe que você oferece uma solução para aquele problema, mas ainda não sabe se você é a melhor opção para ele. Afinal existem muitos concorrentes no mercado.

É aqui que você precisa “convencer” seu cliente a te escolher. Mostre que você é a melhor opção através de provas sociais (depoimentos de outros clientes), vídeos explicativos do seu produto ou serviço mostrando seus diferenciais, enfim, existem muitas estratégias a serem adotadas aqui.

Tire todas as dúvidas do seu cliente e quebre as últimas barreiras que possam fazer com que ele não te escolha, e ele irá para a próxima etapa.

AÇÃO

Nessa fase seu cliente chegou a fundo do funil, está convencido de que você é a melhor opção, e vai fechar negócio com sua empresa.

É o clique no botão de compra, aquela reunião para assinatura do contrato.

Mas ainda assim essa fase requer alguns cuidados. Não haja como se a partida já estivesse ganha e descuide, pois quantas vezes já colocou um produto no carrinho de compras e em cima da hora desistiu de comprar? Seu cliente também pode passar pelo mesmo então atenção sempre.

Essa etapa tem que ser simples e direta, afinal ninguém quer um processo super complicado e cheio de reviravoltas para se “pagar” por algo. Acredite, tem muitos empreendedores pecando nisso. 😩

Quais as vantagens e como fazer um funil de vendas?

Acredito que você já observou o potencial de se fazer um funil de vendas. Ele vai ser o responsável por “refinar” seu público até transformá-los em clientes. Quanto mais você trabalhar seu funil e melhorá-lo, maior será o retorno financeiro para sua empresa.

Para se fazer um bom funil deve-se observar alguns fatores:

  • conheça seu público – entenda quem ele é, suas dores, suas necessidades, desejos e como você pode se apresentar como uma solução para ele;
  • integre o time – se sua empresa possuí um time de vendas, coloque eles para ajudarem na montagem do funil. Afinal eles tem informações mais refinadas dos seus clientes;
  • crie conteúdo focado em cada etapa do funil – o objetivo é converter aquele contato em cliente o mais rápido possível, portanto use estratégias direcionadas para cada etapa;
  • use chamadas para ação em todas as etapas – essa é o “como” da dica acima. Em cada etapa do funil coloque formulários, botões de contato, banners com frases de conversão, etc.
  • use provas sociais – falamos brevemente sobre elas, essas provas são os feedbacks que sua empresa tem no mercado. Avaliação de clientes, depoimentos, aquelas 5 estrelas no seu produto/serviço.

Enfim, trabalhar bem um funil de vendas é primordial para quem quer ter sucesso. Esse conceito é poderoso e faz parte do processo, mesmo que você não faça um para o seu negócio, o seu cliente passará por ele até chegar em você.

Quanto mais cedo você entender isso e aplicar, mais rápido verá seus resultados aumentarem.

No mercado possuem softwares que realizam essa gestão da etapas do funil e até empresas focadas em oferecer esse serviço. Se você vai pagar por isso ou vai se aventurar a fazer por conta própria não importa, o importante é que você aplique no seu negócio.

Sucesso!!! 🏆

E aí, gostou desse conteúdo? Compartilha ele então 😉

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