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Tráfego pago X Tráfego orgânico

gestão trafego

Todo empresário ou empreendedor deseja que sua empresa, marca, negócio, loja, seja qual for seu modelo, fique conhecido e tenha bastante cliente e não é mesmo?

Atualmente não se tem forma melhor de fazer isso que a internet. E para se trabalhar pela internet é necessário lançar mão de estratégias de marketing digital. É aqui que o tráfego entra.

Antes de mostrar quais as diferenças entre os dois tipos de tráfego, primeiro me deixe dizer o que é tráfego. Tráfego nada mais é do que o volume de pessoas que chegam no seu site, blog ou redes sociais.

Agora esclarecido o “X” da questão, vamos a nossa batalha de hoje, tráfego pago x tráfego orgânico, quem vence? 💪

O que é tráfego pago e orgânico?

Para simplificar e encurtar o assunto, poderia simplesmente dizer que “um é pago e outro é grátis”. Mas teríamos aí dois problemas: o primeiro é que não respondi devidamente a sua dúvida e o segundo é que essa sentença não é totalmente verdadeira.

Então vamos lá organizar essa festa!

TRÁFEGO ORGÂNICO

É aquele que acontece de forma natural, intuitiva.

Quer ver? Se eu disser para você pesquisar sobre receitas de bolo de chocolate, eu tenho certeza que a primeira coisa que fará é pegar seu celular e pesquisar no Google. Acertei?

Pois é, esse é o tráfego orgânico. Acontece naturalmente e é fruto de resultados de pesquisas em buscadores, como o Google, Bing e outros.

Pode ter certeza que estar em primeiro lugar nas pesquisas do Google, é o sonho de 10 em cada 10 pessoas que possuem um site ou blog. Porém essa tarefa não é lá das mais simples. Os bots do Google, que são inteligências artificiais programadas, varrem a internet o tempo todo para garantir que toda página na rede, esteja dentro de suas políticas de elegibilidade.

São avaliados diversos fatores nas páginas e essa avaliação gera um ranking, que vai determinar em que posição aquela página aparecerá nas pesquisas. As regras desse jogo mudam constantemente, portanto é necessário estar atento ao ranking da sua página periodicamente.

Existe um nome para esse conjunto de estratégias utilizadas para melhorar a posição da sua página nos buscadores, SEO.

Lembra que eu disse que aquela minha frase lá no começo não seria totalmente verdade? Um bom trabalho de SEO é fundamental para se ter sucesso nas pesquisas do Google e de qualquer outro buscador. Portanto se você não sabe, ou não tem tempo de fazer, vai precisar contratar um profissional.

É meu amigo leitor, não existe almoço grátis! 😩

TRÁFEGO PAGO

Como o próprio nome já sugere, é aquele que acontece fruto de um investimento em anúncios pagos.

Esses anúncios aparecem nas páginas de pesquisas do próprio Google e nas redes sociais. As ferramentas de tráfego pago mais comuns e utilizadas são essas:

  • Google Ads
  • Facebook e Instagram Ads
  • Linkedin Ads
  • Youtube Ads

Cada ferramenta é utilizada para mostrar anúncios pagos em suas respectivas plataformas.

Vantagens e Desvantagens

Independente da estratégia de tráfego que sua empresa irá adotar, ambas possuem vantagens e desvantagens.

Vamos começar com o tráfego orgânico:

Vantagem – não necessita de investimento direto, ou seja, você não paga nada para aparecer nos buscadores como o Google. Porém há um investimento em profissionais de SEO, por exemplo.

Desvantagem – os resultados de SEO são demorados, podendo levar até meses para aparecer. São estratégias de médio e longo prazo. Se quer um resultado rápido esse não é o melhor caminho.

Agora vamos analisar o tráfego pago:

Vantagem – a maior delas é o resultado rápido. Como você está pagando para aparecer em anúncios as ferramentas maximizam a sua exibição.

Desvantagem – a contrapartida disso, ou seja, você precisa ter capital para investir em anúncios. Se seu orçamento acabar, aquela campanha saí do ar.

Qual o melhor então?

Como mostramos acima, cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Na verdade não existe melhor, vai depender da estratégia a ser adotada para sua empresa. O ideal é que as duas se complementem e sejam utilizadas no seu negócio simultaneamente, para que você usufrua de ambas.

Aqui na FUGERE trabalhamos com gestão de tráfego, portanto podemos ajudar você a alavancar seu negócio, e se você possuí um site e quer melhorar seu SEO ou se você ainda não tem um, entre em contato conosco, visite nossa página.

Visite também essa página do Neil Patel, criador da Ubersuggest, um dos melhores sites para se trabalhar palavras-chaves, seja para SEO ou tráfego pago.

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