Blog da FUGERE

WordPress, o que é?

wordpress

O WordPress é um projeto de código aberto, do tipo CMS, muito utilizado no mundo, na verdade, é o mais utilizado em todo o mundo. Simplesmente 43% dos sites que estão atualmente no ar em toda a internet, foram feitos com ele.

Nesse artigo vamos falar um pouquinho sobre esse sistema fabuloso que facilita, e muito, a criação e gerenciamento de sites, sejam eles de qual tipo for. Aperte o cinto, pegue sua pipoca e boa leitura!

O que é o WordPress?

Já falamos que o WordPress é um CMS, mas o que significa exatamente isso?

A sigla está em inglês e significa “Content Management System“.

Dá pra traduzir por favor? 😒

Claro, em português a sigla significa “sistemas de gerenciamento de conteúdo”.

Criado sob a linguagem de programação PHP e a linguagem de banco de dados MySQL, o WordPress é um sistema de gerenciamento e criação de conteúdo completo. Como falamos anteriormente, o WordPress é um projeto de código aberto. Isso significa que ninguém é o “dono” do WordPress e todos são donos ao mesmo tempo. Na verdade existem regras e diretrizes, é claro, até mesmo para garantir a segurança e confiabilidade da plataforma, mas o que ocorre é que qualquer um pode contribuir com o sistema, seja aplicando melhorias, desenvolvendo novas funcionalidades, aumentado a segurança, enfim, as possibilidades de contribuição são diversas.

Esse clima colaborativo fez com que o WordPress se torna-se uma verdadeira comunidade, e cá entre nós, se ainda existisse o Orkut, o WordPress seria a maior comunidade da rede, passando até mesmo a “Queremos Yakult de 2 litros” 😜.

Essa comunidade conta com desenvolvedores, designers, publicitários, cientistas, blogueiros e entusiastas de tecnologia, o que faz do WordPress um sistema cada vez maior e completo.

Qual a história do WordPress?

Bem, para falarmos do WordPress precisamos antes falar de um outro projeto, o “B2/Cafelog“, esse projeto se tratava de uma plataforma para desenvolvimento de blogs. Foi criado em 2001 por Michel Valdrighi, e estima-se que ao menos 2000 blogs foram feitos com a plataforma de 2001 até maio de 2003, quando o projeto foi encerrado.

“B2/Cafelog evolui para….WORDPRESS..!!!” 🦅

Parece até evolução de Pokemón, mas na verdade o WordPress surgiu porque 2 camaradas (Mike Little e Matt Mullenweg) resolveram ressuscitar o projeto B2/Cafelog. Ao longo do tempo o sistema foi sendo atualizado e melhorado, o que fez com que os desenvolvedores percebessem que estavam diante de uma ferramenta versátil e extremamente poderosa.

O que começou como uma atualização de um construtor de blog, se tornou a plataforma número 1 do mundo quando se fala em construção de sites, lojas virtuais, landing page e os mais variados tipos de projetos.

Quais as vantagens do WordPress?

Sem dúvida o WordPress possuí muitas vantagens que justificam o fato dele corresponder a 61% do mercado de CMS do mundo.

Uma das vantagens é exatamente a comunidade extremamente fiel e ativa que ele possuí, o que garante que o projeto se manterá vivo e atual por muitos e muitos anos.

Outra vantagem é a infinidade de plugins e templates que ele tem a disposição de quem usa o sistema.

Vamos abrir um parêntese para explicar o que é cada uma dessas coisas:

  • Plugins – são “apps” utilizados no WordPress, para adicionar funcionalidades poderosas ao seu projeto. Literalmente existe um plugin para qualquer coisa que você queira fazer dentro do WordPress, a base de plugins ativos e licenciados já ultrapassa os 50.000.
  • Templates – são layouts de sites, ou seja, a aparência que aquele site vai ter, como ele se mostrará para o usuário.

As vantagens não param por aí, o WordPress tem uma instalação fácil e rápida, que pode ser feita, inclusive, direto na sua hospedagem. Tem uma interface extremamente intuitiva e simples de usar. Seu painel administrativo (por onde você vai gerenciar todo o seu site, inclusive instalar plugins e templates) é muito fácil de gerir e navegar.

Os construtores de sites (plugins utilizados para se criar páginas, apesar de que o próprio WordPress tem um construtor de sites nativo) são muito completos. Pode-se criar projetos realmente belos com facilidade e velocidade, por isso é o sistema preferido por agências de marketing digital.

Então vale a pena utilizar o WordPress?

Apesar de sofrer um pouco de “pré-conceito” por alguns programadores, devido ao fato de ser tão simples e intuitivo que até quem não conhece nada de programação consegue utilizar, o WordPress é sim uma ferramenta fantástica.

Com ele é possível se criar qualquer tipo de projeto, seja ele uma loja virtual completa (com gateway de pagamento integrado e sistema de entrega de produtos), um blog (como esse aqui 😍), uma página de captura, landing page, sites institucionais, e absolutamente qualquer página de internet que a sua imaginação mandar.

Vale muito a pena utilizar o WordPress em nossa opinião, inclusive não só esse blog mas nosso site inteiro foi feito em WordPress. E existem muitos grandes projetos pelo mundo que foram feitos na plataforma: o site da Toyota Motors Brasil, Vogue, Playstation Blog, USP, entre muitos outros.

Visite o site do WordPress.org e saiba mais sobre essa ferramenta incrível.

Quem sabe você não acaba entrando para a comunidade também?!

E aí, gostou desse conteúdo? Compartilha ele então 😉

Posts Recentes

gestão trafego

Tráfego pago X Tráfego orgânico

Todo empresário ou empreendedor deseja que sua empresa fique conhecida e tenha bastante cliente. A internet possibilita isso, quando se utiliza estratégias de marketing digital. Nesse post vamos falar de uma das mais importantes estratégias: “tráfego”!

Leia mais »